Feira livre de Goianinha/RN poderá mudar do domingo para o sábado


Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Goianinha/RN realizada no dia 22 do mês passado,  Prefeito, vereadores, secretários municipais e a população debateram sobre a possibilidade da mudança da feira livre de Goianinha do domingo para o sábado. Durante a audiência o vereador Odilon Barbalho, propositor da audiência, destacou que a iniciativa surgiu por vontade dos próprios comerciantes.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goianinha, Teo Tomaz apresentou dados e detalhou alguns motivos que favorecem a transferência de data. De acordo com Teo Tomaz, após consulta, 88% dos comerciantes de Goianinha aprovam a mudança para o sábado. Entre os principais motivos estão: comerciantes que vêm de outras cidades e se instalam aqui apenas no domingo. Eles compram os produtos para serem vendidos fora e os lucros obtidos ficam em outros municípios. Boa parte das cidades vizinhas realiza feira aos sábados, isso evitaria a presença deles aqui também. Outro ponto abordado é o produto vendido por esses comerciantes que vêm de fora e colocam a disposição a mercadoria que sobrou da feira do sábado, nas cidades de origem deles.
Outro ponto abordado é a fiscalização intensa do Ministério do Trabalho no comércio, que exige escala de folga dos funcionários. Segundo Teo Tomaz, muitos já se prejudicaram e alguns chegaram a receber multas de até R$ 3 mil. Ainda durante a audiência pública, o secretário municipal citou o empenho da Prefeitura com a feira livre, disponibilizando segurança, equipe de limpeza, fiscais tributários e de trânsito. Teo Tomaz apresentou dados que mostram que os valores arrecadados pela taxa de locação da feira não chega a 30% do custo que a Prefeitura tem para mantê-la.
Quem também partivipou da audiência foi o Prefeito Júnior Roch que falou do conhecimento que tem sobre o assunto e de outras mudanças importante que Goianinha passou e que mexeram na tradição da cidade. “Esse assunto é muito sério, nós temos que ter muito cuidado com o comércio daqui”. O Prefeito lembrou o quanto o comércio de Goianinha é importante para o desenvolvimento da cidade e isso é conhecido também em outras cidades.
O tema agora será amplamente debatido entre os setores da população para se ter certeza do que será feito. A CDL vai elaborar um calendário para visitar as comunidades explicando melhor o assunto. E só depois será definido o dia para realização da feira livre de Goianinha.

Postar um comentário

0 Comentários