Bolsonaro: “Falar que se passa fome no Brasil é grande mentira” - Correio do Agreste - O que o RN quer saber

ÚLTIMAS

Post Top Ad

publicidade

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Bolsonaro: “Falar que se passa fome no Brasil é grande mentira”

Foto/Reprodução
Em café da manhã com correspondentes estrangeiros, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (19) que “passar fome no Brasil é uma grande mentira”. “Se você joga um milho no asfalto no Brasil, ele cresce. O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns países do mundo”.
A declaração do presidente foi uma resposta à pergunta da repórter do jornal espanhol El País, que queria saber sobre os planos do governo federal para combater o aumento da pobreza e da fome do país. Bolsonaro aproveitou para dizer que afirmar que se passa fome no Brasil é um “discurso populista”, que tenha ganhar a simpatia popular e votos nas eleições. Chegou até a afirmar que o país sofre de uma “psicose ambiental”.
“Adotou-se no Brail, a partir do governo Fernando Henrique para cá, do PSDB, e depois do PT, que distribuição de riqueza no Brasil é entregar bolsas. É o país das bolsas. E o que faz tirar o homem da miséria, ou a mulher, é o conhecimento”. Bolsonaro ainda voltou a citar a capacidade de produção de alimentos, defendendo que os poderes Executivo e Legislativo devem é “facilitar a vida do empreendedor, de quem quer produzir, e não fazer esse discurso voltado para a massa da população”. Ele citou até o exemplo de Israel. “Lá, a precipitação pluviométrica é menor que do Sertão nordestino. Eles conseguem não só garantir sua segurança alimentar, como exportar para a Europa”.
Divulgado no dia 16, relatório da Orgnização das Nações Unidas (ONU) revela que uma pessoa a cada 10, na população de todo o planeta, passou fome no ano passado. O número totaliza 821,6 milhões de pessoas. Se consideradas as pessoas em condição “moderada” de insegurança alimentar, o total chega a 2 bilhões ou 26,4% da população mundial. No Brasil, o percentual é de que 2,5% da população brasileira sejam de pessoas subalimentadas. Em 2014, o Brasil saiu do mapa da fome, quando o índice de segurança alimentar fica abaixo dos 5%.
Sem mais impostos
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (19) que o governo não vai criar novos impostos e destacou que Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) não será recriada. Ele deu a declaração em café da manhã com jornalistas de agências internacionais no Palácio do Planalto.
“Não criaremos nenhum novo imposto. A reforma [tributária] que está tramitando lá é do Parlamento, não é nossa. Conforme explanado na última reunião de ministros, nós queremos fazer uma reforma tributária e mexer com os impostos federais apenas. Ao longo dos meus 28 anos como deputado, quiseram fazer uma reforma que envolvesse União, estados e municípios. Não dá certo”, afirmou.
Segundo ele, a equipe econômica do ministro Paulo Guedes está convencida de analisar apenas os tributos federais. “Queremos simplificar os tributos federais e não criando nenhum novo imposto. Você pode fundir vários impostos e eu acho que é isso que vai acontecer. CPMF de volta, não”.
Do Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Ultimas notícias